Toda a atualidade no Site Oficial em www.csjuventudegaula.com.

6 de setembro de 2012

Blog do editor: E os apoios para a formação, meus senhores?


A crise chegou e, ao que parece, veio para ficar! Como em todos os segmentos da economia, o Desporto não ficou imune à dita cuja, com os clubes madeirenses a sentirem "na pele" os seus efeitos.

Começam a faltar verbas para inscrever atletas, pagar seguros, assegurar deslocações áreas, pagar vencimentos, entre outros compromissos.

No caso do Juventude de Gaula, a situação também não é muito diferente! A coletividade tem sentido muitas dificuldades em conseguir manter os seus escalões de formação, sendo que, para já, as equipas seniores de futsal e futebol estão a aguardar patrocínios para que possam avançar.


Relativamente a esta matéria, escreveu - em jeito de desabafo - a Direção presidida por Eugénio Carvalho, no Relatório e Contas 2011-12, o que passamos a citar:

(...)"Entendemos que, no momento atual, não faria sentido que a área do Desporto ficasse isenta de restrições financeiras. No entanto, não podemos deixar de estranhar e lamentar que algumas entidades públicas, como foi o caso da Junta de Freguesia de Gaula, se esquivem ao dever constitucional de apoiar e fomentar a prática desportiva, sobretudo junto dos jovens.

 É certo, que 'quem dá o que tem, a mais não é obrigado'. É errado, pelo menos para nós, que se transmita para a opinião pública a ideia de que o CS Juventude de Gaula é um clube rico, e que não necessita do apoio daquela autarquia. A título de exemplo, refira-se que a redução drástica do seu apoio foi responsável, em parte, pelo fecho da modalidade de BTT que, na época vigente, tinha dado dois Campeões Regionais à Freguesia.

E já que o assunto é 'esquivar-se aos deveres para com a população', não podemos também deixar de lamentar o corte total no apoio, à atividade desportiva, do Município de Santa Cruz ao nosso clube, a partir de janeiro do corrente ano.
Uma decisão que coloca em causa a atividade de duas centenas de jovens que integram o nosso clube e que ameaça reduzir drasticamente toda a atividade desportiva para a nova época. 

Não poderíamos deixar também de referir e lamentar, os constantes atrasos por parte do Governo Regional, cuja dívida a este clube ascende a mais de 100 mil euros, que condicionam, e de que maneira, a gestão financeira e desportiva deste clube.

Se sempre fomos habituados a viver com as dificuldades financeiras, entendemos que, face ao papel que o clube desenvolve na freguesia e no concelho, mereceria da parte das respectivas entidades um outro envolvimento, de forma a possibilitarmos que os jovens que hoje praticam e frequentam as atividades do Juventude Gaula possam desenvolvê-las em iguais condições que as dos outros clubes." (...)

Se, por um lado, é compreensível que a entidades a quem compete apoiar e fomentar a prática desportiva estejam, também elas, a passar por dificuldades económicas, já é incompreensível que passem a "assobiar para o lado" quando o assunto em questão é a formação de jovens com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos, até porque, por vezes, os apoios podem ir além da questão financeira.

Ao que parece, a entidade que mais deve, já mostrou vontade em  regularizar (resta saber se em "suaves prestações"!) o valor; uma não pode dar mais; e a outra desde janeiro que parece que entrou em "blackout" relativamente ao assunto.

E já que o clube continua a fazer a sua parte junto das entidades privadas, conseguindo alguns apoios que ajudem a sustentabilizar o seu vasto leque de atividades, a questão é simples: onde estão os apoios para a formação, meus senhores?

Os atletas do CS Juventude de Gaula aguardam a resposta.

Obrigado pela atenção,

Roberto Pereira

Nenhum comentário: