Toda a atualidade no Site Oficial em www.csjuventudegaula.com.

16 de outubro de 2013

A opinião de... Roberto Pereira: O triunfo é dos humildes!

Na "universidade" do Juventude de Gaula a licenciatura em gestão desportiva tem tido nos últimos anos como tese "fazer muito com pouco dinheiro"!
Para tal, para além da imaginação, tem sido necessário trabalho... muito trabalho.

Quem foi, ou é, dirigente de coletividades totalmente amadoras sabe bem que não há espaço para "andar em bicos de pés" - pelo menos, para quem tem a intenção de realizar um trabalho sério em prol da Instituição e da Freguesia.
No começo da "aventura" pelo dirigismo um amigo com vasta experiência na área foi logo me lembrando que não deixasse deslumbrar pelo cargo que mais importante "que o cargo tens que ser bom nas funções que tiveres que desempenhar".
E foi esse o lema que tentamos aplicar em todas as funções para o qual fomos chamados a realizar durante os longos (e algumas vezes, dificeís) oito anos consecutivos.
E ser bom dirigente ou treinador num clube com as características do Juventude de Gaula vai muito além de um discurso para agradar aos sócios ou carregar uma pasta: é preciso gostar do que faz e querer aprender até porque, aparecer num jornal ou ser populista é fácil, traçar um projeto de sucesso já não está ao alcance de todos! 
Para além da necessária capacidade de liderança, o dirigente ou treinador tem conseguir fazer com que as coisas funcionem melhor na prática do que na teoria.
Tem estar preparado para solucionar uma falha em qualquer departamento, desde a rouparia ao cargo de presidente, com a mesma qualidade.
Para tal, também é necessário ter humildade. 
Humildade para entender que não é o cargo que faz o dirigente/treinador mas o dirigente/treinador que faz o cargo.
Humildade para perceber que melhor que "aparecer na foto" é trabalhar para que o clube cresça de forma sustentada; para entender que no "mundo da bola" o que hoje é verdade, no dia seguinte simplesmente já não é...
Por isso, trabalho e humildade é o que quer num dirigente e treinador que represente uma qualquer colectividade amadora e, nesta matéria, o CS Juventude de Gaula tem, inclusive na sua Direção e Departamento de Futebol, bons exemplos para dar.

Nenhum comentário: